Google

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

"O Velho e bom papo nas mesas de bar"

brikabrake studio bar - Mooca


Sem querer parecer ignorante, ou melhor, desatualizada, mas me julgando assim, ainda não me adaptei a certas exigências do mundo moderno, ou atual, já que o que era moderno passa a ser antigo rapidinho - certas coisas ainda me assombram, por não imaginar como funcionam, outras me dão asco, mas por fim devido às exigências profissionais acabaram por me dobrarem. E foi assim com a internet, resisti bravamente até onde deu, mas ela me venceu.
Realmente, encurta distâncias, oferece acesso a informações em qualquer lugar que você esteja de forma rápida e precisa, ou não, e por fim aproxima as pessoas. Ops!!!! “Aproxima as pessoas?” é nessa questão que reside minha dúvida, até que ponto esse benefício realmente se dá?
Em épocas remotas, não tão longínquas assim, pois nem sou tão velha, as pessoas para se encontrarem saiam às ruas, sentavam à calçada ou à mesa de bares, e em meio a muitas cervejas, azeitonas, ovos coloridos, sardinhas, tremoços, surgiam idéias brilhantes, movimentos e revoltas e medidas para saná-las. Aliás, como eu poderia deixar de citar, que foi em uma mesa de bar que o glorioso Chico Buarque decidiu abandonar a idéia de ser arquiteto para ser compositor, escritor, e inúmeras foram as letras de música que ele compôs nesse local, mas deixemos esse adendo pra lá, e voltemos à internet.
Eu acredito que essa forma de comunicação aproxime, realmente, as pessoas, no entanto, no momento em que se falam, mas são poucas as pessoas que tomam a iniciativa de sair do conforto do seu lar da frente de um PC para discutir qualquer assunto que seja na mesa de um bar. Sendo assim, o “aproximar as pessoas” terá um valor inverso, não o objetivo de formar um grupo com o mesmo ideal para combater o que julgam errado, injusto, como outrora, há só a conversa naquele momento que é esquecida quando a luzinha do PC é apagada e jamais será retomada.
Essa realidade pode ser ilustrada, pois nos dias atuais - é de se pasmar - as pessoas que estão tendo a iniciativa de tomar atitudes contra fatos ou regimes que as desagradam, são as religiosas, fazendo assim jus ao significado da palavra Religião (religar) - haja vista a revolução invejavelmente pacífica que os monges birmaneses estão fazendo - são elas que estão realmente ligadas por um princípio, um ideal, um direito, e que têm de certa forma uma convivência e os olhos nos olhos para saber-se sinceras.
Coisa de que a internet nos priva, já que certas pessoas preferem se esconder atrás de uma tela cheia de imagens e letras a enfrentar sua imagem refletida nos olhos mais inebriados pela pessoa que está à sua frente do que pelo copo de cerveja que está sobre a mesa aguardando pacientemente o que virá depois.


Por Rosângela Anzzeloti


*Rosângela Anzzelotti é revisora de texto e professora de redação. Atualmente dá aulas particulares para alunos de todos os graus. Para contatá-la enviar email para o endereço prof.rosanzze@hotmail.com.