Google

sábado, 25 de agosto de 2007

Novidade no Detonando!

Tenho uma novidade. Hoje estou abrindo o espaço do Detonando para uma querida amiga, a *Profa. Rosângela Anzzelotti, que se ofereceu em contribuir com o seu ponto de vista inteligente, com a matéria que lerão abaixo. Espero que gostem.


Eis, mais uma vez ele, O Clássico.

Segundo o dicionário Aurélio, clássico pode ser o que é um símbolo de beleza, o que é tradicional e na linguagem pop o que está costumado, essa referência me era desconhecida, mas diz muito.
Enquanto muitas pessoas vão atrás do que tem um certo nome (grife) que nas entrelinhas quer dizer roupa cara que limita um pouco o acesso; outras, por sua vez, vão atrás daquilo com o qual elas se identificam e o que traduz a sua personalidade. Não estamos aqui pra discutir gostos e muito menos criticar atitudes, simplesmente e humildemente para expôr e destacar certas atitudes sem julgá-las.
Por exemplo, quando se vê um senhor de uns 70 anos, mais ou menos, tendo nos pés um par de All Star preto, logo se imagina que esse homem em sua juventude deveria ser um idealista, que participou de movimentos, foi contra certas posturas, teve respeito pelo semelhante e um monte de coisas nesse sentido ...
Pulando um pouco mais se pode ver esse mesmo tênis nos pés de um jovem de 28 anos que recita poesias, cita autores clássicos e canta músicas de bandas que serviram de inspiração para muitas músicas atuais e “modernas“( na acepção oposta à antigo), talvez esse jovem de 28 anos esteja, hoje, tendo as atitudes que tinha o senhor de uns 70 anos. E, agora, dando outro salto vai se de encontro a dois pés agitados e curiosos por descobertas, ainda não dão pistas de que caminhos escolherão, mas pela escolha do que está acomodando seu pés, já dá pra ter uma idéia de que mais uma vez se repetirão as atitudes do senhor de uns 70 anos, do jovem de 28, por meio da garotinha de 12 anos.
Assim ocorre também com outras peças da vestimenta unissex, alías - um a parte- esse têrmo, eu acredito que teve origem quando se começou a ir contra os costumes e às idéias impostas, não faz parte dessa classificação a velha e boa camiseta hering branca, que traduz essa mesma idéia de pessoas que andam com o bando, mas estão pondo a cabeça , como diria Caetano, “pra fora e acima da manada”, são pessoas que provam ser diferentes.
Eu, particularmente, poderia citar inúmeros itens de coisas clássicas pra completar o item vestimenta uma calça Levi´s, e pronto temos completo um traje clássico.
Agora, passando o foco para um outro prisma, falarei, do quanto é surpreendente, ou não, em uma apresentação de bandas de jovens de 15 a 18 anos que têm em seu repertório, ele novamente, O Clássico, que se traduz em: Led Zeppelin, The Doors, Pink Floyd, Beatles, Stones, Elvis, assim como o brasileiros, Caetano, Gil, Chico( esse traduz a poesia brasileira) e por falar em clássico o que dizer dos literários que são referências para os atuais, mas aí, já é outra conversa, bem mais longa.
Então, sem querer influenciar ninguém, como já havia alertado, isso é só um vômito - digamos assim - é uma réplica a afirmativa de certas pessoas que dizem que só o novo é bom. É pertinente citar, para finalizar um clássico de nossa MPB, “Como nossos Pais” de Belchior “ O novo sempre vem”, mas sempre influenciado pelo que foi bom no passado e nos vemos, “como nossos pais”.


*Rosângela Anzzelotti é revisora de texto e professora de redação. Atualmente dá aulas particulares para alunos de todos os graus. Para contatá-la enviar email para o endereço prof.rosanzze@hotmail.com.


quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Descobriram a solução para o Brasil!!!

Imagem de propriedade do autor Ontem (21/08/07) eu estava conversando com alguns amigos e fiquei sabendo dessa: um deles estava conversando com políticos, juízes, magistrados, enfim, com aqueles que determinam os rumos do Brasil. Palestrando entre eles, procuravam soluções para melhorar nosso país. Havia uma pessoa que estava servindo água aos presentes, um funcionário humilde pelo que me foi descrito. Um dos magistrados, repentinamente se vira a esse homem e pergunta: " E você ai que esta servindo água, na sua opinião, o que podemos fazer para melhorar o Brasil?". O interpelado não titubeou, e sem pensar duas vezes, respondeu: " As instruções para tanto ja estão escritas na nossa bandeira ué: é só ter ORDEM E PROGRESSO".


Que isso sirva de lição aos nossos governantes.